Tuesday 6 November 2012

ISLÂNDIA



A Islândia foi colonizada por escandinavos, principalmente da Noruega, e celtas provenientes da Escócia e da Irlanda durante o século IX e o século X. A Islândia tem o parlamento mais antigo do mundo, o , Alþingi, fundado em 930. É um país insular que, embora se situe precisamente sobre a Dorsal Média Atlântica, é geralmente englobado na Europa. A ilha é banhada pelo Oceano Atlântico a sul e oeste e pelo Mar da Noruega a norte e a leste.
A ilha da Islândia é conhecida como a “Terra do Gelo” pois grande parte do seu território é coberto por geleiras. É um país jovem, de relevo bastante acidentado e – como os países da Europa setentrional – apresenta diversidades étnicas, históricas e culturais. Os islandeses usufruem um alto padrão de vida, expresso pela inexistência de analfabetismo e pelo quinto maior índice de desenvolvimento humano do mundo. A maioria da população habita a costa sudoeste, onde a passagem da corrente quente do Golfo suaviza o clima subpolar, tornando a temperatura mais alta: a média anual no país varia de 10 ºC no verão a 1 ºC no inverno.
A pesca é a principal atividade econômica do país e o preparo do peixe em conserva é a sua principal indústria. Reykjavík, a capital, é o centro econômico da Islândia, que vive essencialmente da exportação de pescado e seus derivados, como óleo e farinha de peixe. A mais antiga fonte de renda é proveniente da criação de rebanhos. A Islândia vai muito além de geleiras e relevo recortado. Conta com duas lindas atrações naturais: a Lagoa Azul, de água quente, e os famosos geysers.
Língua oficial: Islandês
Nome Oficial: República da Islândia
Capital: Reykjavík
População: + ou – 279.000 habitantes
Densidade 169º mais populoso 290,490 2.82 h/km²
Independência: 17 de Junho de 1944
Moeda: Króna (kr)
Fuso horário: UTC
Hino nacional: Lofsöngur TLD (Internet) .IS
Código telefónico: 354
Localização: Extremo norte do oceano Atlântico, nos limites do círculo polar Ártico. Noroeste da Europa.
Área: 103.000 km2
Moeda: Coroa islandesa

http://sigurrosbrasil.wordpress.com/islandia/ - ACESSO EM 06/11/12

0 comments:

Post a Comment

 
//PART 2